Alain Delon (1935-2024)

, on 

"Si je dois mourir demain, écrivait l'acteur, Dieu fasse que ce soit d'amour, et en paraphrasant Musset, j'aimerais que l'on dise de moi : 'il a souffert souvent, il s'est trompé quelquefois, mais il a aimé. C'est lui qui a vécu et non point un être factice créé par son orgueil et son ennui". Alain Delon.

“Se eu morrer amanhã”, escreveu o ator, “que Deus permita que seja por amor, e parafraseando Musset, gostaria que dissessem de mim: 'Ele sofreu muitas vezes, errou algumas vezes, mas amou. Ele é quem viveu, e não algum ser artificial criado por seu orgulho e seu tédio.”

“Vazio abismal que nada nem ninguém poderá preencher”, Bardot sobre Delon.

Com "O Leopardo" (1963), ganhou fama e, principalmente, respeito por sua atuação. 

Teve atitudes questionáveis na vida particular, mas era um ícone do Cinema Francês. 

(No set de "O Leopardo")


À Plena Luz do Dia (1960)
A cena não é apenas um resumo de todo o filme, mas também uma prefiguração do fim de Ripley. Primeiro, a câmera seleciona a imagem de um peixe preso em uma linha (este é Greenleaf, preso embaixo do barco, como vemos mais tarde). Então Ripley prova alguns "frutos do mar", e isso, infelizmente, representa seu relacionamento com Marge. Ele manuseia um pequeno peixe-espada, símbolo do assassinato de Freddie Miles. A câmera então se move para os rostos pálidos de pequenas arraias, retiradas do mar — a descoberta de Greenleaf. A justiça é feita com a cena da balança, e então Ripley quase pisa em um peixe decapitado. Seu destino será o mesmo.

Nota interessante: Como o filme tinha um orçamento extremamente limitado, a equipe de produção não pôde fechar a praça do mercado para filmar esta cena. Isso resultou em uma única tomada de Alain Delon caminhando pelo mercado a céu aberto, interagindo com os vendedores. Isso fica evidente pela atenção significativa dada à câmera pelas pessoas na cena, que, como podemos imaginar, estavam um pouco confusas sobre o motivo de estarem sendo filmadas.

Créditos: Studio Canal | The Criteon Connection | David Harr
Plein Soleil - Meio-dia Púrpura 1960
Fonte: Texto do canal Aaron Huie no You Tube.

Postar um comentário