Review: Igreja é essencial: redescobrindo a importância do corpo de Cristo



Igreja é essencial: redescobrindo a importância do corpo de Cristo Igreja é essencial: redescobrindo a importância do corpo de Cristo by Collin Hansen
My rating: 2 of 5 stars

"Um cristão sem igreja, é um cristão com problemas". 

Primeiro, no livro ele só apresentou defeitos. Não há qualidades em interagir com membresia de igreja. Ele apresentou alguns pontos positivos, que foram tão ínfimos que não se sobrepõem. 

Segundo, Há um grupo Congregados em Nome do Senhor (e que não são desigrejados, esses também virou igreja), só não tem um pastor recebendo salário, somente anciãos, tudo é regido internamente entre os membros. Essa gente não conta para eles. Não se trata da intenção pela fé.  

Terceiro, e o mais grave: O que dirá dos irmãos perseguidos do Oriente Médio que não podem congregar por precisar se esconder, às vezes por anos? Para Deus, quem tem mais valor? O membro de igreja que congrega por obrigação, é um ser humano horrível aqui fora, fala mal/briga com outros membros, para ficar bem para sociedade está detestando ou aquele que não frequenta igreja, mas está sendo perseguido, e pode morrer pelo nome Dele? 

Durante a pandemia foi explicito o desespero dos pastores, mas não com as almas, mas com arrecadação. Alguns chegaram, de forma irresponsável, a ir até a casa de membros para buscar o dizimo. Teve pastor de igreja tradicional de área nobre que disse que motoboy buscaria o dinheiro na casa do membro. Essa igreja, até a pouco tempo, eles só tinham missionários na Europa, berço da Reforma, e não na áfrica e oriente Médio. 

A Editora Fiel é vinculada a IPB, a mesma tem um ranking das igrejas que mais arrecadam. O conceito de Igreja foi deturpado desde antes da Reforma, Jesus não criou nada disso. 

Quanto ao livro, mesmo para argumentar que se tratava de vida cristã saudável/fé, o mesmo falhou. Há muito o que se questionar no que está acontecendo hoje e um livro desse só faz aumentar as dúvidas. 

View all my reviews